-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pedro Kok
-
Fabricantes: Brasil Imperial, LF Parthenon, Vetrus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes, um casal com um filho pequeno, procurando tranquilidade para o seu dia-a-dia, resolveram construir uma casa em um condomínio fechado, em uma cidade próxima de Porto Alegre. Apesar da escolha desse refúgio para moradia, gostam muito de dar festas e receber os amigos em casa.
O terreno escolhido por eles localiza-se em um condomínio fechado, às bordas de uma faixa de reserva ecológica e um rio. A vista, através do rio, é o skyline da cidade de Porto Alegre, porém encontra-se bloqueada pela massa de vegetação da reserva. Entretanto, a partir de 2,5m de altura a vista é completamente desimpedida. Como a área de maior permanência da casa é a social, a solução adotada foi a de inverter os usos – área social em cima e área íntima embaixo.
No acesso principal da casa, um hall cria a separação dos espaços. No térreo, temos 5 suítes, além de área de serviço. No segundo andar, desenvolve-se toda a área social – temos uma grande área aberta com escritório, sala de estar e jantar interligada com uma cozinha gourmet (com churrasqueira e parrilla). As únicas áreas fechadas são a cozinha e um lavabo.
O grande destaque é a estrutura: no segundo pavimento, duas treliças metálicas azuis vencem o vão e criam um balanço de 7m na frente da casa, gerando a cobertura da garagem. Toda a montagem dessa estrutura levou, ao total, 5 dias. O térreo possui estrutura de concreto armado, com revestimento de brises em madeira, criando privacidade para os quartos e uniformizando a base da casa. O revestimento da treliça é em vidro Profilit e, na fachada oeste, drywall com revestimento de ladrilhos hidráulicos com um padrão minimalista.
O paisagismo privilegiou as plantas nativas brasileiras, em uma composição orgânica e despretensiosa. O deck da piscina é móvel, cobrindo-a completamente e possibilitando a flexibilidade do jardim, ampliando a área para eventos.